EGEO / Políticas e Certificações QAS e RS

Políticas, Certificações e Responsabilidade Social

Assumimos o compromisso de contribuir para uma Sociedade mais coesa e equilibrada

Qualidade, Ambiente e Segurança

Através do conhecimento das melhores técnicas do mercado, a EGEO tem por objetivo fornecer serviços de gestão de resíduos com qualidade, dando prioridade à reciclagem e ao tratamento dos resíduos, tendo em vista a redução dos impactes no meio ambiente. Esta atitude no mercado privilegia a melhoria contínua da qualidade do serviço e o desempenho ambiental dos nossos clientes e parceiros.



cert-1


Consciente da importância da sua intervenção a nível ambiental, a EGEO assume um compromisso da proteção do ambiente na sua estratégia de desenvolvimento e atuação, considerando-a como um fator decisivo de desenvolvimento e melhoria das suas atividades.

A prevenção de riscos, a saúde e a segurança de pessoas, integrada com a segurança das instalações e equipamentos, constituem uma preocupação constante, no desenvolvimento das atividades da EGEO de forma a reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Assim, os princípios fundamentais que norteiam a forma de atuação assentam na formação e no envolvimento dos colaboradores, consciencializando-os a adotarem boas práticas, promovendo a motivação das equipas com comportamentos ambientais e seguros.

Pelo Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança do SISAV CIRVER – Unidade da Chamusca, os Aspetos Ambientais Significativos Negativos (AASN) identificados na avaliação de 2016 foram o consumo de energia elétrica, o consumo de água do furo e a emissão de ruído (previsto com a entrada em funcionamento da Unidade de Regeneração de Óleos e até serem efetuadas medições de ruído com esta unidade em funcionamento). Nas situações operacionais de emergência foram avaliados como AASN o incêndio/explosão, a produção de emissões atmosféricas (difusas – fuga de gases refrigerantes) e os derrames de produtos perigosos dentro e fora das instalações. Foram igualmente identificados diversos Aspetos Ambientais Significativos Positivos (AASP) tais como, a plantação ou replantação de espécies vegetais, a reutilização de água (tratada e pluvial), de materiais, de solos e de inertes, a recirculação de água, o consumo de energia por fontes renováveis (painéis solares) e combustíveis endógenos (fuel regenerado), a produção de água tratada para reutilização na unidade fabril, a produção de vapor e a produção de materiais valorizáveis e recuperação de solventes para reutilização no processo, este último previsto com a entrada em funcionamento da Unidade de Regeneração de Óleos.

Na Unidade de Estarreja, foi identificado como AASN o consumo de energia elétrica. Nas situações operacionais de emergência foram identificados como AASN o incêndio/explosão e os derrames. Foi também identificado como AASP a reutilização de materiais.

Para minimizar os impactes ambientais resultantes dos Aspetos Ambientais Significativos Negativos estão implementadas diversas medidas de controlo operacional. O SISAV tem também implementado um Plano de Segurança Interno, onde estão previstas as situações de emergência. Foi também estabelecido um Plano de Gestão com Objetivos e Metas, onde são controlados alguns dos Aspetos e Impactes Ambientais identificados.


Certificados

Certificacoes1

Políticas

Politica grupo EGEO

Missão, Visão e Valores

 

Comprometemo-nos a agir de forma Social, Económica e Ambientalmente Responsável. 

Acreditações

dgert2

 

Responsabilidade Social

A EGEO, enquanto empresa de referência no sector da gestão de resíduos e limpezas e manutenção industrial, está consciente da sua responsabilidade empresarial e da necessidade de contribuir, a par de outros agentes, para o permanente desenvolvimento da sociedade.



cert-1



A responsabilidade social na EGEO traduz-se numa forte atuação de preocupação social e ambiental nas operações quotidianas da organização e na interação com todas as partes interessadas, incluindo as comunidades locais.

Assenta a sua estrutura numa estratégia de sustentabilidade empresarial e preservação do património natural, na gestão dos impactes sociais e ambientais de uma forma positiva e sempre no sentido de assegurar e aumentar competitividade.